quinta-feira, 29 de julho de 2010

Os caminhos de Simone



A deputada Simone Morgado passou a última quarta-feira (28) conversando com as lideranças políticas de Marapanim, particularmente de Marudá, capitaneada pela vereadora Inez Rosa; e Araticu-Miri, sob o comando do vereador Negueira. Nos encontros, a parlamentar estava com o prefeito Ribamar Monteiro.

Marapanim é o berço do nosso carimbó. É de autoria da deputada o projeto que originou a lei que tornou a dança do carimbó patrimônio cultural do Pará.

A valorização e o incentivo às manifestações culturais e folclóricas do Estado sempre foram bandeiras de luta de Simone Morgado.

Castanhal: E no início da noite, a caravana 15888 seguiu para Castanhal, onde participou de carreata e encontro político dos peemedebistas que levantam a bandeira da vitória de Juvenil para o governo ; e Jader para o Senado.

O encontro no clube Taboquinha Bosque, puxado pelo candidato Paulo Titan, ficou pequeno para receber tantas lideranças políticas, comunitárias e estudantis.

É a força do PMDB, o maior partido do Brasil.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Deputada cumpre agenda em dez municípios




A deputada Simone Morgado esteve ao longo da semana, cumprindo agenda de campanha em dez municípios do nordeste paraense. Em todos, conversou com lideranças políticas, comunitárias e religiosas.

Simone prestou contas de seu mandato e reafirmou o compromisso em continuar trabalhando pela melhoria da qualidade de vida da população. “Estamos sempre atentos às prioridades do povo do Pará, particularmente em projetos que gerem emprego e renda, garantam a segurança, saúde e educação, e valorização a cultura paraense”, assinalou Morgado.

Simone esteve nos municípios de São João de Pirabas, Santarém Novo, Peixe-Boi, Mãe do Rio, Curuçá, Irituia, Santa Maria do Pará, Nova Timboteua e Bragança, berço político de Simone.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Simone ouve lideranças em Curuçá e Irituia

Simone conversa com lideranças em Curuçá

Hildegardo, Simone, Juvenil e Jader

Simone, Jader e Juvenil nos acordes do carimbó

As lideranças de Curuçá receberam com festa a deputada Simone Morgado e os candidatos a governador e vice, Domingos Juvenil e Hildegardo Nunes, respectivamente; e ao Senado, Jader Barbalho.


Simone conversou com lideranças das comunidades de Ananin e Caratateua, onde ouviu as demandas locais e as prioridades nas áreas de saúde, segurança e educação.

Ainda no município, Simone aproveitou para circular no XXXIV Festival do Folclore, que agita a cidade com apresentação de vários grupos folclóricos. Ao lado da deputada, o prefeito Fernando Cruz.



Na programação de viagem, a deputada ainda esteve em Irituia, onde, novamente reuniu com lideranças da comunidade evangélica de Ajaraí. Na ocasião, estava acontecendo o II Fest Linja – Festival Infanto-Juvenil de Ajaraí, com culto, shows e a reunião da fé entre os jovens.


O município também realizava o XXVI Festival de Cultura, mobilizando os artistas locais para um grande evento.


segunda-feira, 19 de julho de 2010

No Blog do Parsifal

Entornando o Caldo. Confira aqui

Agenda 15888

Os caminhos de Simone

A deputada Simone Morgado continua nesta segunda-feira (19), sua maratona pelo interior do Pará. Ela terá reuniões em Irituia a Mãe do Rio. No dia seguinte, a viagem segue para Nova Timboteua, Peixe-Boi e São João de Pirabas.

Simone reúne com produtores rurais em Vigia

Simone tem apoio de lideranças de Vigia

Simone ouve comunidades de Vigia


Durante dois dias a deputada Simone Morgado, ao lado da vereadora Iraci e do vereador Job participou de reuniões com as lideranças políticas de Vigia. Nos encontros foram discutidas as prioridades e ações que devem se reforçadas no município, a exemplo, de valorização do patrimônio e da cultura, segurança, saúde e educação.

Outro ponto importante defendido por Simone foi o incentivo ao pequeno produtor. A deputada visitou as comunidades de São João Batista e Itaporanga, onde serão implementados o projeto Mandalla, de apoio à agricultura familiar. Simone também conversou com as lideranças da comunidade de Porto Salvo.

A deputada foi responsável pela implantação pioneira do Mandalla em solo paraense. Em Bragança, 20 famílias de pequenos produtores já colhem os bons frutos gerados pelo sistema de produção familiar. “A ideia é expandir o projeto para todos os municípios”, reforça Simone Morgado, madrinha do projeto no Pará.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Agenda 15888

Os caminhos de Simone

A agenda do final de semana começa por Vigia. Lá a deputada Simone Morgado ficará ao longo de toda a sexta-feira (16) em reunião com várias lideranças do município.

No sábado, Simone estará em Curuçá, onde acontece o Festival do Folclore. A festa é tradicional e uma alternativa de prestigiar a cultura do município. Ainda em Curuçá, haverá reunião com lideranças.

E domingo ela segue para Marapanim, dia de Copa Rural na cidade e de esticar até Irituia para novos encontros políticos.

Ao longo da semana, a agenda da deputada continua pelo interior, prestando contas das suas ações às comunidades.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Juvenil reúne lideranças em Capanema

Jader, Juvenil e Simone em Capanema


O candidato ao governo do Estado pelo PMDB, Domingos Juvenil, reiterou que é preciso priorizar a segurança pública e “isso se faz com investimentos expressivos na formação, prevenção e com o necessário aparato de repressão contra os crimes e as drogas”. A afirmação do peemedebista foi feita na reunião política ocorrida na noite de terça-feira (13), em Capanema.

O encontro reuniu 11 prefeitos, oito vice-prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, ex-vereadores e demais lideranças da região e de outros municípios. Todos foram reforçar o apoio a Juvenil e destacar a necessidade da verdadeira mudança em benefício da população paraense.

“Nós temos a força de 41 prefeitos para reconstruir o Estado e realizar os sonhos da nossa população”, bradou o prefeito de Bragança, Edson Oliveira. “Vamos mostrar a competência e a experiência em governar que tem o PMDB”, prosseguiu o prefeito de Pirabas, Cláudio Barroso.

Também participaram da festa partidária, os deputados estaduais Simone Morgado e Parsifal Pontes, candidatos à reeleição; dos federais Elcione, que disputa mais uma vez um assento na Câmara Federal, e Jader Barbalho, candidato ao Senado, o ex-senador e candidato a deputado federal, Luiz Otávio Campos e dezenas de candidatos da legenda.

O clube Nassau, local do evento, ficou pequeno para abrigar três mil pessoas que foram ouvir as propostas dos candidatos do PMDB. Foi o lançamento, na região nordeste, das candidaturas de Juvenil ao governo; do deputado federal Jader Barbalho ao Senado; e dos candidatos a deputado estadual e federal da legenda, que tem na região a liderança da deputada Simone Morgado.

Antes da reunião, os candidatos saíram em carreata pelas principais ruas da cidade. Em cada parada, Juvenil e Jader eram recebidos com aplausos e festa, confirmando a confiança que as duas lideranças políticas têm da população daquela região.

Juvenil falou que é preciso resgatar um governo sério e comprometido com o desenvolvimento que respeite as peculiaridades regionais e não discrimine prefeitos e lideranças por questões partidárias. “As necessidades da população são muitas em todas as áreas”, destacou, acrescentando que o alto índice de violência é resultado da falta de investimentos do governo do Estado direcionados ao setor. “Estamos hoje com um déficit de 17 mil policiais”, assinalou.

O candidato peemedebista fez questão de destacar o apoio que está recebendo do ex-governador tucano Almir Gabriel

Reconhecimento: Todos os prefeitos da região foram unânimes em reconhecer o trabalho da deputada Simone Morgado, que conquistou a liderança no nordeste paraense.

O prefeito de Bragança puxou o coro de elogios e reconhecimento à competência, trabalho e dedicação de Simone. Com ele seguiram os prefeitos de São João de Pirabas, Santarém Novo, Garrafão do Norte, a prefeita de Peixe-Boi e demais lideranças políticas.

Em seu pronunciamento, Simone destacou que é preciso priorizar a atração de investimentos na região que gerem emprego e renda, e citou a importância da instalação da fábrica de cimento da Votorantim no município de Primavera. Também assinalou a necessidade de potencializar o turismo, incentivar a cultura, e o rico patrimônio histórico marcante em municípios como Bragança e Vigia.

Simone Morgado, que preside a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO), lembrou que na análise do Orçamento Geral do Estado, redistribuiu os recursos para atender de forma justa a população paraense. “O governo queria mandar o dinheiro só para os prefeitos aliados. Nós colocamos a lupa e atendemos todos os municípios porque não podemos penalizar a população”.

terça-feira, 13 de julho de 2010

No interior: Simone é recebida com festa

Simone em comunidades


Passamos um final de semana cumprindo extensa programação em vários municípios do nordeste do Pará. Depois da nossa participação no lançamento do Inventário Cultural de Bragança e do Selo da Marujada, seguimos para Tracuateua, Capanema, Primavera e Quatipuru.

Em todas as nossas visitas recebemos apoio e adesão das lideranças locais. É o reconhecimento do nosso trabalho em benefício do povo do Pará. Em Capanema, conversamos com nossos amigos das comunidades de Segredinho e Tauari, e também dos bairros de São Cristóvão e Santa Luzia. Falamos sobre as prioridades de atendimento às famílias e reiterei minha disposição de continuar trabalhando naquela área.

No município de Tracuateua tivemos a honra de visitar a comunidade do Cigana, remanescente de Quilombolas. Lá fomos recebidos pelo Ocimar Ermínio e a Socorro Pimentel, quando tivemos a oportunidade conhecer um pouco mais da cultura e da história de resistência e luta desse povo que, também, precisa do nosso apoio.

Nessa rota também fizemos visitas aos municípios de Primavera e de Quatipuru, onde estava acontecendo o Festival do Caranguejo.

Nesta semana retomamos nossa agenda de campanha pelo interior do Estado.

Nosso correspondente traz as notícias de Bragança. Confira.

Aniversário de Bragança.


A Cerimônia

Orquestra de Rabecas de Bragança

Carlos D'ippolito Diretror Regional dos Correios


Bragança completou 397 anos no dia 08 de julho e recebeu três presentes maravilhosos: o Inventário Cultural de Bragança, projeto realizado pela Fundação Hilário Ferreira, o Selo da Marujada, parceria dos Correios com a Assembléia Legislativa e e o livro "Toda a Poesia de Jorge Ramos", organizado pelo sobrinho do poeta, Sr. Celso Ramos de Medeiros.

A cerimônia de lançamento das obras, ocorreu no Teatro Museu da Marujada, às 19:00 e contou com a participação do prefeito em exercício de Bragança, Américo Sarmento, dos vereadores Wallailson Guimarães e Juscelino, do Secretário Municipal de Cultura, Toni Soares, do químico industrial Fernando Morgado Ferreira, Diretor da Fábrica Soberana, representando a Fundação Hilário Ferreira, da Diretora de Patrimônio da SECULT, Lélia Fernandes, do Diretor Regional dos Correios, Carlos D'ippolito, do Sr. Celso Medeiros, organizador do livro, do presidente da Irmandade de São Benedito, Sr. Careca, do prefeito de São João de Pirabas, Cláudio Barroso, dentre outras personalidades.

A Fundação Hilário Ferreira, idealizadora do Inventário, é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 2007 pela família do saudoso Hilário Ferreira, português que adotou o Pará como sua terra do coração e que se tornou um grande industrial no ramo de refrigerantes. Ao se casar com uma bragantina, Benedita de Sousa Ferreira, estreitou de vez os laços da família com a Pérola do Caeté.

O Inventário Cultural de Bragança, projeto contemplado pela Lei Semear e patrocinado pela Celpa e Y.Yamada, foi editado em dois formatos - DVD e Impresso.

Bragança é o primeiro município do Pará a apresentar seu inventário, que foi idealizado para servir como referência em pesquisas de diversos interesses: acadêmico, pedagógico, turístico, histórico, antropológico e econômico. Trata-se de um levantamento dos elementos extraídos de usos e costumes culturais ao longo de quase 400 anos de história, representados através dos saberes e fazeres do povo bragantino, de seus ritos e festas e dos tesouros humanos, pessoas que fazem de seus costumes e crenças a cultura característica de Bragança.

O jornalista José Clemente Schwartz, redator do inventário, que falou em nome da equipe, mencionou o fato da deputada Simone Morgado, neta de Hilário Ferreira, ter feito questão de participar da redação e edição do trabalho, por ser muito interessada e conhecedora da cultura bragantina. Clemente completou mencionando que um dos motivos de Simone Morgado ter ingressado na vida pública, foi a vontade e determinação de resgatar o movimento cultural no município.

Por ter criado a Lei que transformou a Marujada em Patrimônio Cultural do Estado, a deputada intermediou junto à Assembléia Legislativa para que fosse viabilizado o lançamento do selo em homenagem à Marujada.

O diretor dos Correios, Carlo D'ipólito, elogiou o empenho da deputada para que o selo fosse lançado no dia do aniversário do município: "Eu sugeri a ela que deixássemos para quando o município completasse 400 anos de fundação, mas ela me convenceu que até lá, a Marujada já deverá ser Patrimônio Cultural Nacional, quando então lançaremos outro", revelou D'ipólito.

Para completar as manifestações culturais, houve o lançamento do livro "Toda a poesia de Jorge Ramos", em homenagem ao grande poeta bragantino, que também foi prefeito de Bragança, advogado, professor e articulista cultural. A antologia poética foi organizada pelo Sr. Celso Medeiros a partir de manuscritos arquivados pela família e poesias publicadas no extinto Jornal do Caeté, do qual o poeta foi diretor. O filho mais novo do poeta, Saulo Márcio Ramos, que mora em São João de Pirabas, foi especialmente para participar da cerimônia.

Após o encerramento da cerimônia, durante o coquetel, a deputada Simone Morgado foi visitar o Museu acompanhada pelo presidente regional do PMDB, deputado federal Jader Barbalho, do presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Domingos Juvenil, e dos também peemedebistas Luiz Otávio e José Priante.

Na ocasião houve apresentação da Orquestra de Rabecas, divulgação do vídeo do Inventário Cultural e a belíssima interpretação da poetisa Diana Ramos, Secretária Municipal de Finanças, de um poema de Jorge Ramos.

Jogo Bragantino x Esmac

A final do primeiro turno do Campeonato Paraense de Futsal aconteceu em Bragança, no dia 07 de julho, entre o Bragantino Clube do Pará e o Esmac de Ananindeua. O placar de 1x1 favoreceu à equipe do Esmac que jogava pelo empate e foi a vencedora do primeiro turno. Entretanto, o time do Bragantino fez jogadas que arrancaram vibrações da torcida, inclusive da deputada Simone Morgado, que assistiu o jogo do iníco ao fim.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Marujada ganha selo no aniversário de Bragança


Hoje, 8 de julho, Bragança completa 397 anos. No dia do aniversário, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) irá lançar o selo da Marajuda. A iniciativa de instituir o selo foi da deputada Simone Morgado (PMDB). Uma homenagem a mais destacada manifestação folclórica e cultural de Bragança.

O selo irá fazer parte do acervo iconográfico, bibliográfico e histórico dos Correios, além de compor coleção de filatelistas de todo o mundo, perpetuando para futuras gerações parte da cultura do povo bragantino.

Vale lembrar que é de autoria da deputada Simone Morgado a Lei º 7.330/09 que declara a Marujada como patrimônio cultural e artístico do Pará. Em seu artigo 2º, a legislação prevê a conservação, preservação e proteção da formas de expressão, objetos, documentos, fantasias, danças e músicas da marujada. Também prevê que ela seja incluída nos calendários histórico, cultural, artístico e turístico anual do Estado do Pará.

Em setembro, contrariando as teses de que o desenvolvimento das sociedades modernas aponta para o fim das tradições, a Marujada chega aos 212 anos. “Feliz é o povo que tem orgulho da sua cultura, da sua história e tradição. Assim é o povo bragantino, que ao longo de anos tem conquistado, a despeito da globalização imposta neste milênio, o poder de manter pleno o legado cultural da Marujada”, assinala Simone.

É na Festividade de São Benedito, uma tradição que une cultura e fé, que a dança merece destaque especial. A festa atrai milhares de turistas e movimenta a cidade durante o ano inteiro. Os preparativos começam em junho quando três imagens de São Benedito percorrem o município de Bragança. Nos dias 25, 26 de dezembro - dia da São Benedito -, e no dia 1° de janeiro acontecem o ponto alto dos festejos: a dança da Marujada.

“Essa bicentenária Marujada merece, sem sombra de dúvidas, nosso respeito por sua importância para a preservação histórica e cultural de Bragança e do Pará”, completa a deputada.

Livro registra cultura bragantina


A cadeia produtiva da mandioca e os apetrechos utilizados no beneficiamento da matéria prima, os ritos e festas que movimentam a cidade, compõem o Inventário Cultural de Bragança, que faz um apanhado das manifestações e seus autores.

Editado em DVD e impresso, projeto da Fundação Hilário Ferreira, realizado através da Lei Semear, do Governo do Estado, com patrocínio da Y Yamada e Celpa, é um mosaico dos costumes bragantinos, desde a fundação do município, acompanhando as transformações ocorridas ao longo do tempo, até os dias atuais.

O trabalho foi realizado para suprir a carência de registros de elementos que ao longo da história fazem parte da cultura bragantina e que há cerca de três décadas passaram a ter uso cada vez mais restrito. Durante a pesquisa, constatou-se que na maioria das comunidades, poucas pessoas dão continuidade a tradições inerentes ao cotidiano de seus ancestrais.

Portanto, o objetivo da edição é documentar os elementos que resistiram ao tempo e as novas tecnologias e que, mesmo isoladamente, ainda fazem parte da vida do povo bragantino.

Com linguagem acessível e objetiva, o Inventário Cultural de Bragança, editado em dois formatos foi idealizado para servir como referência em pesquisas de diversos interesses: acadêmico, pedagógico, turístico, histórico, antropológico e econômico. Guilherme Thorres, que fez o registro fotográfico no levantamento, falou sobre os critérios adotados para o trabalho. “Tive que focar o olhar como se fosse alguém que estava vendo aqueles elementos pela primeira vez, captando detalhes que proporcionem o entendimento a alguém que consulte o material, mesmo sem nunca ter vindo a Bragança de forma clara e objetiva”, explicou o fotógrafo.

O designer gráfico Fábio Higor, responsável pela edição impressa também explicou os cuidados que teve para atingir ao objetivo do projeto. “Reunimos informação e beleza com harmonia, para que o visual se encarregasse de atrair leitores de todas as faixas estarias, uma vez que a linguagem escrita também é muito acessível. A intenção foi descomplicar ao máximo”, justificou Fábio.

TÓPICOS - O Inventário Cultural de Bragança é composto por três tópicos que abordam a diversidade de elementos que fazem parte dos usos e costumes culturais ao longo de quase 400 anos de história. Para obter os registros, uma equipe de profissionais percorreu diversas localidades do município, de maio de 2007 a dezembro de 2008, fazendo levantamento, filmando e fotografando os elementos ainda existentes.

MANDIOCA - O primeiro tópico do inventário tem como enredo os “Saberes e Fazeres”, revelando elementos genuínos que compõem a cadeia produtiva da farinha de mandioca e suas variedades, que ainda fazem parte do cotidiano dos lugares visitados. Devido à relevante representação da cultura da mandioca para o município, bem como todos os elementos que fazem parte do processo produtivo da matéria prima, foi necessário um tópico inteiro destinado ao assunto. Os registros mostram que apesar da permanência de diversos itens, existe redução significativa na escala produtiva dos objetos de pesquisa encontrados. Porém, os que fazem parte do dia-a-dia do povo bragantino, resistindo ao tempo e às novas tecnologias, são de grande valia para a cultura paraense.

FESTIVIDADES - O segundo tópico, intitulado “Ritos e Festas”, traz como enfoque as manifestações folclóricas e religiosas: cordões de pássaros juninos, bois-bumbás e a bicentenária Festividade de São Benedito. “Fizemos uma abordagem generalizada sobre os cordões de pássaros juninos e bois bumbas. No entanto, o foco principal é a Festividade de São Benedito, nossa maior tradição religiosa e cultural, que ganhou o destaque merecido”, justificou o músico e professor Toni Soares.

TALENTO - O terceiro e último tópico é uma reverência aos autores da cultura bragantina, pessoas que com seus talentos construíram por quase quatro séculos uma personalidade à Bragança, elevando o município ao píncaro da singularidade. “Essas pessoas são as principais responsáveis pelo toque que torna Bragança um município diferenciado por suas tradições. Não foi à toa que estão destacados no tópico intitulado Tesouros Humanos. Eles são o que há de mais valioso personificado em Bragança, pois representam nossa maior riqueza, aquilo que faz com todos que chegam a Bragança se apaixonem, e os bragantinos que se ausentem nunca deixem de sentir saudade, que é a nossa cultura de maneira geral”, disse a deputada.

NOVA – A deputada adiantou que ainda este ano, a Fundação Hilário Ferreira dará início ao Inventário Cultural de Vigia e também a um projeto sobre a extinta Ferrovia Belém Bragança.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Bragança 397 Anos


Bragança 397 Anos



Amanhã, 8 de julho, dia do aniversário de Bragança, o município será contemplado com o registro de seu Inventário Cultural. O projeto é da Fundação Hilário Ferreira, com apoio do Grupo Rede e Y. Yamada.


No mesmo dia, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) irá lançar o selo da Marajuda.


Foi minha iniciativa de criação do selo Uma homenagem a mais destacada manifestação folclórica e cultural de Bragança.


O selo irá fazer parte do acervo iconográfico, bibliográfico e histórico dos Correios, além de compor coleção de filatelistas de todo o mundo, perpetuando para futuras gerações parte da cultura do povo bragantino.

Bragança 397 anos




Mais Relatórios da AGE

Retomamos ontem (6) a divulgação de mais três relatórios da Auditoria Geral do Estado (AGE), desta vez referentes ao Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC), à Emater e à Secretaria de Agricultura (Sagri).

As irregularidades são fartas. E o pior é que em 90% dos casos as recomendações da AGE não são atendidas pelos órgãos auditados e fiscalziados. Abaixo os relatórios.

Relatório EMATER
Relatório RENATO CHAVES
Relatório SAGRI

Bragança 397 Anos




Festa no Itinga

Foi maravilhosa nossa visita ao Itinga, lá em D. Eliseu. Fizemos questão de participar do “Arraiá Paragominas”, festa de participação popular comandada pela vereadora CInélia com apoio da prefeitura e outros colaboradores. Conosco estavam o prefeito Joaquim Nogueira Neto, o vice Didi, vereadores e representantes do Sindicato Rural. Vejam as fotos.



segunda-feira, 5 de julho de 2010