terça-feira, 13 de julho de 2010

Nosso correspondente traz as notícias de Bragança. Confira.

Aniversário de Bragança.


A Cerimônia

Orquestra de Rabecas de Bragança

Carlos D'ippolito Diretror Regional dos Correios


Bragança completou 397 anos no dia 08 de julho e recebeu três presentes maravilhosos: o Inventário Cultural de Bragança, projeto realizado pela Fundação Hilário Ferreira, o Selo da Marujada, parceria dos Correios com a Assembléia Legislativa e e o livro "Toda a Poesia de Jorge Ramos", organizado pelo sobrinho do poeta, Sr. Celso Ramos de Medeiros.

A cerimônia de lançamento das obras, ocorreu no Teatro Museu da Marujada, às 19:00 e contou com a participação do prefeito em exercício de Bragança, Américo Sarmento, dos vereadores Wallailson Guimarães e Juscelino, do Secretário Municipal de Cultura, Toni Soares, do químico industrial Fernando Morgado Ferreira, Diretor da Fábrica Soberana, representando a Fundação Hilário Ferreira, da Diretora de Patrimônio da SECULT, Lélia Fernandes, do Diretor Regional dos Correios, Carlos D'ippolito, do Sr. Celso Medeiros, organizador do livro, do presidente da Irmandade de São Benedito, Sr. Careca, do prefeito de São João de Pirabas, Cláudio Barroso, dentre outras personalidades.

A Fundação Hilário Ferreira, idealizadora do Inventário, é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 2007 pela família do saudoso Hilário Ferreira, português que adotou o Pará como sua terra do coração e que se tornou um grande industrial no ramo de refrigerantes. Ao se casar com uma bragantina, Benedita de Sousa Ferreira, estreitou de vez os laços da família com a Pérola do Caeté.

O Inventário Cultural de Bragança, projeto contemplado pela Lei Semear e patrocinado pela Celpa e Y.Yamada, foi editado em dois formatos - DVD e Impresso.

Bragança é o primeiro município do Pará a apresentar seu inventário, que foi idealizado para servir como referência em pesquisas de diversos interesses: acadêmico, pedagógico, turístico, histórico, antropológico e econômico. Trata-se de um levantamento dos elementos extraídos de usos e costumes culturais ao longo de quase 400 anos de história, representados através dos saberes e fazeres do povo bragantino, de seus ritos e festas e dos tesouros humanos, pessoas que fazem de seus costumes e crenças a cultura característica de Bragança.

O jornalista José Clemente Schwartz, redator do inventário, que falou em nome da equipe, mencionou o fato da deputada Simone Morgado, neta de Hilário Ferreira, ter feito questão de participar da redação e edição do trabalho, por ser muito interessada e conhecedora da cultura bragantina. Clemente completou mencionando que um dos motivos de Simone Morgado ter ingressado na vida pública, foi a vontade e determinação de resgatar o movimento cultural no município.

Por ter criado a Lei que transformou a Marujada em Patrimônio Cultural do Estado, a deputada intermediou junto à Assembléia Legislativa para que fosse viabilizado o lançamento do selo em homenagem à Marujada.

O diretor dos Correios, Carlo D'ipólito, elogiou o empenho da deputada para que o selo fosse lançado no dia do aniversário do município: "Eu sugeri a ela que deixássemos para quando o município completasse 400 anos de fundação, mas ela me convenceu que até lá, a Marujada já deverá ser Patrimônio Cultural Nacional, quando então lançaremos outro", revelou D'ipólito.

Para completar as manifestações culturais, houve o lançamento do livro "Toda a poesia de Jorge Ramos", em homenagem ao grande poeta bragantino, que também foi prefeito de Bragança, advogado, professor e articulista cultural. A antologia poética foi organizada pelo Sr. Celso Medeiros a partir de manuscritos arquivados pela família e poesias publicadas no extinto Jornal do Caeté, do qual o poeta foi diretor. O filho mais novo do poeta, Saulo Márcio Ramos, que mora em São João de Pirabas, foi especialmente para participar da cerimônia.

Após o encerramento da cerimônia, durante o coquetel, a deputada Simone Morgado foi visitar o Museu acompanhada pelo presidente regional do PMDB, deputado federal Jader Barbalho, do presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Domingos Juvenil, e dos também peemedebistas Luiz Otávio e José Priante.

Na ocasião houve apresentação da Orquestra de Rabecas, divulgação do vídeo do Inventário Cultural e a belíssima interpretação da poetisa Diana Ramos, Secretária Municipal de Finanças, de um poema de Jorge Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui um comentário ou mensagem.