segunda-feira, 30 de maio de 2011
Em Castanhal, Deputada Simone fala sobre Direito Feminino
domingo, 22 de maio de 2011
Porto Espadarte é discutido pela população de Curuçá em Sessão Especial
A Companhia de Portos e Hidrovias do Pará, a Companhia das Docas do Pará e a Vale encaminharam ofícios justificando suas ausências. Inicialmente, o prefeito do município pediu licença à coordenação do evento para que movimentos sociais de Curuçá fizessem uma breve explanação sobre o assunto. Foi dada oportunidade para que se manifestassem, inclusive, para o vice-prefeito Jorge Macedo que quis antecipar sua fala, programada para um momento posterior.
O vice-prefeito de Curuçá destacou que aquele era um momento histórico para Curuçá em que o povo está tendo oportunidade de conversar com o poder legislativo: “ isto é histórico, isto tem que ser devidamente registrado, para que os nossos jovens não fiquem com medo de lutar pelos seus direitos. Obrigado deputada Simone por ter nos dado essa oportunidade de ouvir primeiro o povo. E todo político que se preza e que preza o seu mandato tem que estar onde o povo está, tem que ouvir o povo”, disse Jorge Macedo.
Logo após, o representante do SPU, Dr. Araceli Evangelista, falou sobre a questão da regularização fundiária em terrenos de marinha e aproveitou para tirar dúvidas dos moradores das ilhas quanto à posse de suas terras. A pesquisadora Lourdes Furtado, do Museu Paraense Emílio Goeldi, levou sua experiência no assunto “Espadarte” e falou sobre estudos que o MPEG realiza, desde 2003, na costa litorânea paraense. A pesquisadora entregou à deputada Simone uma dissertação de Mestrado sobre o Espadarte e o resultado dos estudos sobre a Costa Litorânea da Região do Salgado realizados até 2009 em diversas comunidades de Curuçá.
Sobre os aspectos técnico-econômicos, o professor doutor Ramiro Nazaré deu uma aula sobre a viabilidade do projeto, dando exemplo, inclusive, de outros portos existentes no mundo.
Encerrando as palestras, o Dr. Kleber Ramos, da Agência de Desenvolvimento Sustentável da Região do Lago de Tucuruí, falou sobre a importância da revisão do Plano Diretor do município de Curuçá.
“Para nós a sessão em Curuçá já é um sucesso, percebemos que nosso papel está sendo cumprido. A integração da população aos debates é algo essencial para analisar os estudos e formar futuramente uma proposta que atenda a população”, comentou a deputada Simone.
Uma página na internet do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Pará, entidade que acompanha as discussões sobre o Espadarte, foi lançada durante o encontro. Já está disponível no site da Assembléia Legislativa do Pará (www.alepa.pa.gov.br) um link onde os interessados poderão acessar o Fórum e acompanhar a síntese de todos os encontros que envolvem o Espadarte, fazer comentários, enviar sugestões e colaborar sobre este e outros temas.
Assessoria dem Imprensa
Dep. Simone Morgado, PMDB
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Curuçá é palco de debate sobre Porto Espadarte
A deputada Simone alerta que dois aspectos são importantes para o desenvolvimento do Pará e que serão o foco da Sessão Especial: o incentivo às atividades geradoras de emprego e renda, que produzem alto valor agregado e por outro lado, que estas mesmas atividades sejam sustentáveis e garantam o acesso ao valor agregado pelas futuras gerações. “É por isso que esta composição exige muito estudo e discussão, não só de técnicos especializados nos conceitos e matérias relativas à sustentabilidade das atividades produtivas, mas também pela ótica da população paraense, que precisa ser chamada a compreender todos os fatores que se entrelaçam o desenvolvimento de nosso Estado”, afirma a parlamentar. A Sessão Especial em Curuçá dá seguimento às primeiras discussões sobre aspectos gerais que envolvem o Porto do Espadarte, que iniciou em 17 de março, em Belém, na Assembléia Legislativa. Naquele momento, a parlamentar formalizou a instalação de um Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Pará que, desde então, coordena a reunião dos estudos pré-existentes sobre os impactos da instalação do Superporto.
Em Curuçá, serão expostos aspectos técnico-econômicos, legais e institucionais, a responsabilidade dos governos federal, estadual e municipal, além dos aspectos sociais e ambientais que cercam o tema. Os debates serão uma oportunidade de saber quais as formas possíveis de realizar um empreendimento desse porte. Nomes com do economista Ramiro Nazaré (CORECON-PA), do doutor Maamar El-Robrini (UFPA) e da pesquisadora Lourdes Furtado (MPEG) estão confirmados para participarem da Sessão Especial.
A deputada Simone tem proposto que a sociedade seja a verdadeira condutora desse processo de instalação de um porto na região nordeste do Estado, seja pelas vantagens econômicas para os municípios paraenses, como também pelas sérias implicações ambientais, sociais e culturais que um empreendimento desse porte poderá trazer. “Estamos lançando novos desafios para a Casa Legislativa do Pará, entre eles, desejamos internalizar conceitos modernos de governança legislativa voltados para resultados e gestão do conhecimento. Nossa ideia é consolidar um Núcleo de Planejamento e Gestão Estratégica que possibilite o acompanhamento de políticas públicas e fiscalização das ações do Executivo, tendo como finalizada alcançar resultados positivos para nossa população”, finaliza deputada Simone.
Fórum lança novo site
Coordenado pelo Núcleo de Planejamento da Assembléia Legislativa do Pará, que funciona sob coordenação técnica da deputada Simone Morgado, o objetivo do Fórum de Desenvolvimento do Estado do Pará é promover discussões e a partir delas elaborar ações que possam ser apresentadas ao Executivo. Com o lançamento oficial de um site para o Fórum, além do Espadarte, outros temas poderão ser debatidos em chats, download de conteúdos e outras informações exclusivas para comunidade acadêmica, gestores e a comunidade em geral para acompanhar e participar desse processo.
Conheça o site do Fórum: www.alepa.pa.gov.br/forumdsepa
terça-feira, 17 de maio de 2011
Núcleo de Planejamento da Alepa visita lixão em Bragança
Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Pará lança novo site
Produtores paraenses lançam Consórcio Amazon Intercoop
terça-feira, 10 de maio de 2011
terça-feira, 3 de maio de 2011
Simone Morgado comemora Dia do Legislativo
Santarém Novo inicia a primeira turma de gestores
Famílias de Viseu aderem à Cooperativa Amazônia Agroindustrial
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Economista Ramiro Nazaré traz esclarecimentos sobre Espadarte
A deputada estadual Simone Morgado (PMDB) participou de palestra proferida pelo professor Ramiro Nazaré na última quarta-feira, 27, na Assembléia Legislativa do Pará. O economista foi convidado pelo Núcleo de Planejamento da Alepa que atualmente coordena o Fórum para o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Pará.
Ramiro Nazaré falou aos presentes sobre logística, fatores e tempo de utilização do meio ambiente, além de apresentar os primeiros estudos sobre o porto da “Tijoca” (hoje conhecido como Porto do Espadarte) realizados desde a década de 70. Durante palestra, Nazaré reforçou a importância da integração desenvolvimento e ambiente. “Operar comércio internacional com base em seus recursos naturais não é uma opção, é a única saída”, disse o economista.
No próximo dia 20 de maio será realizada em Curuçá a segunda Sessão Especial sobre o Superporto do Espadarte. A ideia é reunir com a população e socializar as informações reunidas pelo Fórum desde a primeira Sessão requerida pela deputada Simone Morgado, em março. O professor Ramiro Nazaré é presença confirmada na Sessão Especial de Curuçá.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Deputada estadual, Simone Morgado, PMDB.
Primeira Secretária da Alepa realizará Sessão Especial sobre Espadarte em Curuçá
A primeira Sessão aconteceu em 17 de março com presença das principais lideranças da comunidade de Curuçá, empresários, setores de pesquisa e do Governo, além da contribuição de informações levadas pelo pesquisador independente, Reinaldo Carvalho.
Esta segunda Sessão ocorrerá no dia 20 de maio, na Escola Estadual Olinda Veras Alves, em Curuçá, com apoio da Câmara de Vereadores local. O Fórum para o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Pará formado ao final da Sessão ocorrida em março levará para o debate todo acervo de conhecimentos sobre o tema e especialmente poderá escutar as informações que a população curuçaense tem a respeito do Superporto.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Deputada Estadual, Simone Morgado, PMDB