sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Chocolate gera renda para mulheres na ilha do Mosqueiro

Uma pequena fábrica de chocolates tem mudado a vida de muitas mulheres da bucólica ilha do Mosqueiro. A história de sucesso começou há quatro anos, quando seis donas de casa se reuniram para produzir bombons de chocolate recheados com doce de cupuaçu com a finalidade de levar uma renda extra para casa. Hoje, são mais de 40 pessoas envolvidas no processo, que vai desde a fabricação do chocolate até a confecção de embalagens personalizadas.

Localizada a 70 km de distância da capital Belém, a mudança teve um impulso fundamental na trajetória dessas mulheres. O apoio da deputada estadual Simone Morgado (PMDB), que há um ano percebeu que a Fábrica de Chocolates precisava de atenção. “Faltava recurso total. Muitas mães viviam da bolsa família e hoje até as crianças gostam de ficar lá”, diz Márcia Campos, coordenadora do projeto em Mosqueiro.

Uma especialista, Edna Oliveira, ministrou curso ensinando todas as etapas essenciais para um resultado de qualidade e bom acabamento dos chocolates produzidos. A ideia foi qualificar mães de famílias e jovens mulheres que ficam sem emprego nos períodos de baixa estação das praias. Hoje, festas, feiras e cafés da manhã mantêm um ritmo de vendas constante dos chocolates produzidos pela fábrica. O funcionamento da fábrica é diferenciado e flexível para atender os tempos livres de cada mulher.

“A participação da deputada estadual Simone foi fundamental. Nós tivemos a oportunidade de capacitar as mulheres e alguns homens também, que na época, foram 28 alunos. Além de aprender a varias os recheios, manusear tudo com higiene, preparar formatos e embalagens novos”, reforça Márcia Campos.

A Fábrica de Chocolate funciona na Praia Baía do Sol, na Alameda Três Irmãos, s/n.

Por Assessoria de Imprensa
Simone Morgado, Deputada Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui um comentário ou mensagem.