quinta-feira, 29 de abril de 2010
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Lideranças de São Miguel do Guamá abraçam Simone Morgado
Neste final de semana, o município de São Miguel do Guamá foi o ponto de encontro da deputada Simone Morgado (PMDB) com várias lideranças políticas e comunitárias locais. Ao lado dos vereadores Paulão e Nenê Miranda, ambos do PMDB, a deputada ouviu das lideranças a necessidade de investimentos em saúde, educação e segurança. “O município está falido”, reclamou o comunitário Raimundo Botelho.
Simone reforçou a importância da organização e da união das lideranças para reivindicar os direitos e as prioridades das comunidades. “Nós sabemos das dificuldades e estamos aqui para somar e ajudar a encontrar solução que melhore a vida de cada um de vocês”, destacou Simone.
Além das comunidades de São José e Santo Antônio, Simone conversou com as mulheres da Associação de Mães e Jovens da Bacabeirae assumiu o compromisso de apoiar os projetos que aumentem a geração de renda da entidade.
O encerramento das reuniões em São Miguel do Guamá foi na comunidade de Santo Antônio, onde graças ao empenho da deputada, 54 jovens e adultos fazem o curso básico de informática. “É uma necessidade para os estudantes aqui da comunidade”, avaliou o coordenador do grupo, Fábio Monteiro. “Eu fico arrepiado em ver sonhos transformados em realidade”, acrescentou o jovem Bruno Silva, um dos instrutores do curso, que já foi ministrado nas comunidades de São José, Ladeira e Apuí.
Simone paraninfa turmas do IFPA em Bragança
A deputada Simone Morgado foi a paraninfa das turmas dos cursos técnicos em Eventos, Pesca, Aqüicultura e Edificações do Instituo Federal do Pará, em Bragança.
Visivelmente emocionada ao falar para os jovens concluintes da Pérola do Caeté, Simone falou da importância da formação de mão-de-obra em especialidades para a qual o município tem vocação. “O que facilita a inserção no mercado de trabalho”, arrematou Simone.
Ela destacou também a decisão do presidente Lula em descentralizar os cursos técnicos e profissionalizantes dos grandes centros urbanos. “Esse foi um passo importante e quem agarrou essa chance é um vitorioso”, disse Morgado.
Ao todo foram 117 concluintes do IFPA.
25 de abril de 2010
Altaneira Polícia Militar
Os policiais, impendidos legalmente de fazer manifestações do tipo, encomendam as vaias aos seus familiares.
O mais recente apupo à governadora, durante a cerimônia do Dia de Tiradentes, todavia, teve repercussões: foi exonerado do cargo o maestro da banda da Policia Militar, Samuel Machado, e punidos todos os demais militares integrantes da mesma.
Na dita cerimônia outro protesto foi protagonizado pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Paulo Gerson: ele não compareceu à cerimônia porque a corporação que comanda não teve nenhum dos nomes por ele indicados na lista dos oficiais promovidos.
Vê-se, portanto, que a rejeição ao governo está no seio da briosa Polícia Militar.
Salve Fontoura, precursor da vitória!
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Vejam só o estado vergonhoso das nossas estradas
terça-feira, 20 de abril de 2010
Comunidades de Curuçá clamam por segurança
As comunidades de Araquaim, Caratateua e, ainda, Mutucal, Iririteua, localizadas na Ilha de Fora e as lideranças do Abade, em Curuçá recepcionaram, neste final de semana, a deputada Simone Morgado. A parlamentar continua sua peregrinação pelo interior para ouvir as lideranças sobre as prioridades em cada área visitada. Com essas informações, Simone pretende reforçar parcerias para buscar benefícios para essas comunidades.
“Nós contribuimos com emendas ao Orçamento do Estado, no entanto, existem pleitos que podem ser pequenos pra gente, mas de uma importância gigantesca para essas famílias”, explica Morgado. Por isso, continua a parlamentar, ninguém consegue trabalhar sem um canal permanente com as comunidades.
Em Curuçá a principal reclamação não foi diferente das ouvidas em outros municípios: a falta de segurança. Por onde andou, Simone recebeu vários pedidos de ajuda para garantir a tranquilidade das famílias. “O governo não pode cruzar os braços diante dos apelos do povo do Pará para trabalhar e viver em paz”, assinalou Morgado
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Simone recebe título de Cidadã de Marapanim
A deputada Simone Morgado (PMDB) recebeu no último final de semana, o título de Cidadã Marapaniense. A honraria, aprovada à unanimidade pela Câmara Municipal, foi requerida pela vereadora Inez Rosa (PMDB). Simone é a primeira política a receber o título. O prefeito de Marapanim, Ribamar Monteiro, e o vice-prefeito Manoel Coelho participaram da sessão solene.
Todos os vereadores presentes ocuparam a tribuna para destacar a atuação da parlamentar na Assembleia Legislativa e, particularmente, em Marapanim onde, ressaltaram, Simone tem “contribuido decisivamente para o desenvolvimento do município e melhoria da qualidade de vida da população”.
Em seu pronunciamento, Inez Rosa fez um breve histórico da trajetória pública da deputada, assinalando algumas das principais leis de autoria da parlamentar, dentre as quais, a que tornou o carimbó patrimônio cultural do Pará. Marapanim é considerado o berço do carimbó.
Para o presidente da Câmara, Anderson Dias (PSDB), Simone Morgado “merece o título” pelo trabalho que desenvolve em favor do povo marapaniense. A mesma opinião foi compartilhada pelo vereador Dudu Naif (DEM). “É merecedora de fato e de direito desta homenagem”, disse.
O vereador Jocivaldo Botelho (PTB) reforçou: “Simone é um pilar de trabalho e de luta e que, agora mais do que nunca, nos representa na Assembleia Legislativa”. O reconhecimento à atuação da parlamentar foi destacado também pelos vereadores Otávio Júnior (PV), Paulo Merabet e Neguera, do PMDB.
Ao ocupar a tribuna, o prefeito Ribamar Monteiro agradeceu a parceria que mantém com a deputada em busca de melhorias para o município. “Na atual conjuntura são raros os políticos que lutam pelos interesses sociais. E Simone tem, sim, trabalho e compromisso com o povo marapaniense. É um orgulho para o PMDB”, disse o prefeito.
Simone, visivelmente emocionada, agradeceu a homenagem e lembrou que agora sua responsabilidade com Marapanim será redobrada.
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Curso da FUG chega em Santa Luzia
Mais um município paraense aderiu ao Programa de Formação Política da Fundação Ulysses Guimarães (FUG): Santa Luzia do Pará. Nesta quinta-feira (15), os mediadores participaram de um curso de capacitação ministrado por Alcides Oliveira, presidente da Juventude do PMDB de Bragança e coordenador da EAD na região.
A aula inaugural acontecerá ainda em abril e as turmas serão coordenadas pela deputada Simone Morgado em parceria com o diretório do PMDB de Santa Luzia, por meio de sua presidente Edylane Milomes.
Paralelo a proposta de formação política também será incentivado a criação dos núcleos do PMDB Mulher e da Juventude do PMDB no município
Veja a nova lei que cria o Ralatório Anual Socioeconômico da Mulher
Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.227, DE 12 DE ABRIL DE 2010.
Cria o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher.
O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o É instituído o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher - RASEAM, que compreenderá os seguintes dados relativos à população feminina no Brasil:
I - taxa de emprego formal, por setor de atividade;
II - taxa de participação na população economicamente ativa e no pessoal ocupado e desocupado; III - taxa de desemprego aberto, por setor de atividade;
IV - taxa de participação no pessoal ocupado, por setor de atividade e posição na ocupação;
V - rendimento médio real das mulheres ocupadas, por setor de atividade e posição na ocupação; VI - total dos rendimentos das mulheres ocupadas;
VII - número de vítimas de violência física, sexual ou psicológica;
VIII - índice de participação trabalhista em ambientes insalubres;
IX - expectativa média de vida;
X - taxa de mortalidade e suas principais causas;
XI - taxa de participação na composição etária e étnica da população em geral;
XII - grau médio de escolaridade;
XIII - taxa de incidência de gravidez na adolescência;
XIV - taxa de incidência de doenças próprias da mulher e daquelas sexualmente transmissíveis; XV - proporção das mulheres chefes de domicílio, considerando escolaridade, renda média, acesso à eletricidade, água tratada, esgotamento sanitário e coleta de lixo;
XVI - cobertura previdenciária oficial para trabalhadoras ativas e inativas;
XVII - disposições dos tratados e das conferências internacionais pertinentes de que o Brasil seja signatário ou participante;
XVIII - quaisquer outras informações julgadas relevantes pelo órgão responsável pela elaboração e publicação do Raseam.
Art. 2o Para aplicação do disposto no art. 1o desta Lei serão considerados:
I - pesquisa nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Brasília, Cuiabá, Belém, Manaus, Fortaleza e Curitiba;
II - setor de atividade: indústria de transformação, construção civil, comércio, serviços e outras atividades;
III - posição na ocupação: com Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, sem Carteira, conta própria e empregadora. Parágrafo único. No ano subsequente à realização do Censo Demográfico, a amostragem inscrita no inciso I do caput deste artigo abrangerá todos os municípios brasileiros.
Art. 3o Para os efeitos desta Lei, os dados inscritos no Raseam serão publicados anualmente.
Art. 4o Os dados do Raseam terão por base as informações e os levantamentos:
I - da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, por meio da realização do Censo Demográfico, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD e da Pesquisa Mensal de Emprego - PME;
II - do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA;
III - da Presidência da República;
IV - do Ministério do Trabalho e Emprego;
V - do Ministério das Relações Exteriores;
VI - do Ministério da Justiça;
VII - do Ministério da Saúde;
VIII - do Ministério da Educação;
IX - do Ministério da Previdência Social;
X - de outras instituições, nacionais e internacionais, públicas e privadas, que produzam dados pertinentes à formulação e à implementação de políticas públicas de interesse para as mulheres. Art. 5o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 12 de abril de 2010; 189o da Independência e 122o da República.
JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Bragança balança ao som dos DJs
Foi um dia de muita emoção. Nesta minha caminhada na vida pública lembro de dois momentos igualmente importantes e que me deixaram muito emocionada. As minhas duas eleições: a de vereadora e a de deputada estadual.
Foi um sábado inesquecível
O evento, inédito no município, foi marcado pela alegria, descontração e pela interação de jovens aficcionados pelo som inconfundível das aparelhagens. E uma grata surpresa: Bragança é um celeiro de grandes DJs. De Belém, Paty Potência prestigiou o encontro e pode constatar que yes, nós temos DJs da melhor qualidade. Legal, né?
O brilho da luzes que emanava do grande palco emprestava um colorido especial ao evento. Jovens e adultos, senhores e senhoras, e até os mais resistentes ao som das aparelhagens caíram na dança. Uma alegria contagiante a unir uma multidão. Sem brigas, sem confusões. Tudo na paz!
E a noite já estava boa demais, e toma-te mais uma surpresa. Fui chamada ao palco para receber uma homenagem pelo transcurso do meu aniversário, ocorrido no último dia 6. Aquele coro de parabéns que se espraiou na praça ainda não saiu dos meus ouvidos. Olha, foi difícil conter o choro diante daquela multidão a te desejar felicidades.
E mais: ainda tive direito a bolo e a uma queima de fogos que iluminou Bragança. Que dia! Que noite especial junto aos meus amigos, junto ao povo bragantino que, sei, reconhece nosso trabalho cotidiano a buscar o desenvolvimento da nossa “Pérola do Caeté” e que sonha com um Pará vencedor.
Agradeço de coração a Juventude do PMDB, comandada pelo Alcides e pelo Hadailton, meninos de ouro. Muito obrigada Estela, por sua amizade e dedicação. Eita menina danada! Obrigada a toda a minha equipe de colaboradores. A todos que tornaram um sábado de abril, marcado no meu coração. Pra sempre.
E meu agradecimento especial ao povo de Bragança, pelo carinho, pela confiança de sempre.
terça-feira, 13 de abril de 2010
Comunidades reclamam da falta de segurança
Simone ouve comunidade em Bragança
A falta de segurança foi a principal reclamação das nove comunidades visitadas pela deputada Simone Morgado, neste final de semana, em Bragança. “Não temos paz nem em nossas casas”, disse Maria José, da comunidade de Conceição. “Hoje a gente dorme de dia pra ficar de vigia durante a noite”, completou Maria Helena do Nascimento, da comunidade Nossa Senhora dos Espinhos.
Simone foi ouvir os anseios das famílias de Nazaré, São João Batista, Santa Luzia, São José, São Lucas, D. Eliseu, Conceição, Nossa Senhora dos Espinhos e Divina Providência, comunidades ligadas à Paróquia do Perpétuo Socorro.
De acordo com a deputada, Bragança chegou a imites intoleráveis de violência. “É preciso a união de todos para pressionarmos o governo do Estado a garantir um pouco de paz para nossas famílias”, apelou a deputada ao líderes comunitários.
A comunidade Nossa Senhora dos Espinhos, que fica no bairro de Vila Sinhá, um dos mais violentos de Bragança, sofre com 12 assaltos por semana, contabilizam os moradores.
“Deputada interceda ao nosso favor para reduzir a criminalidade por aqui”, pediu Tomé Manfredi, líder da Nossa Senhora dos Espinhos, acrescentando que Bragança está “completamente desprotegida de policiamento”.
Bragança pede paz
A deputada Simone Morgado participou, no último final de semana, do passeio ciclístico pela paz. O evento, promovido pela Juventude do PMDB, reuniu mais de 100 ciclistas que fizeram um percurso de
O ambiente violento das grandes metrópoles está sendo reproduzido no interior. “Bragança é um exemplo de cidade que deixou pra trás a paz e a tranquilidade e hoje vive o desafio de superar a violência que chegou a limites insuportáveis”, completou a deputada.
A parlamentar também reconheceu que a interiorização da violência é também decorrente da ausência do Poder Público Estadual no interior. Há baixo efetivo da polícia e ainda faltam políticas públicas para atendimento aos jovens, Programas de arte, educação, esporte e lazer estão muito aquém das necessidades das pequenas cidades. Com isso, toda uma geração vem sendo marginalizada de qualquer possibilidade de ascensão social.
“Realmente estamos preocupados com os índices alarmantes de violência em nosso município”, reforçou Alcides Oliveira, presidente do PMDB Jovem que anunciou que outras ações serão realizadas chamar atenção das autoridades para o problema.
sexta-feira, 9 de abril de 2010
E neste final de semana, vamos participar de mais um programação coordenada pelo PMDB Jovem de Bragança. No sábado, logo cedinho, vamos, de bicicleta, pedir paz e segurança para o nosso município. É uma forma de conclamar toda a sociedade a disseminar a cultura da paz e chamar atenção das autoridades para o problema que tem deixado muitas famílias órfãs em Bragança e em outros municípios do Pará. Por isso, aguardo todo mundo, lá pelas oito da matina, no Posto Rodoterra, local do nosso ponto de encontro. Aguardo vocês.
DJs fazem a festa
E no sábado, a partir das 19h30, nosso encontro será na Praça de Eventos. Será um grande espetáculo com apresentação de 15 DJs da nossa região. Imperdível!