sexta-feira, 18 de setembro de 2009

E o Mandalla vai chegar a novos municípios do nosso Estado. Mais alimento, mais renda e mais qualidade de vida para nossos pequenos agricultores. Confira na matéria abaixo:

Mandalla vai alimentar novas comunidades rurais no Pará

O Mandalla, projeto de apoio à agricultura familiar, será expandido em, pelo menos, mais 25 municípios do nordeste paraense. Essa é a meta da deputada Simone Morgado (PMDB), que importou a proposta da Paraíba ao Pará, com a implantação pioneira na região de Montenegro, em Bragança, onde 20 famílias de pequenos produtores colhem os bons frutos oferecidos pelo sistema de produção familiar.

Nesta quinta-feira (17) foi dado o primeiro passo para difundir o projeto pelo Estado. Simone Morgado e a engenheira agrônoma Soane Castro de Moura, coordenadora do Mandalla, reuniram prefeitos e vereadores para detalhar os benefícios para quem quer produzir com equilíbrio ambiental e qualidade de vida.

Soane explicou que será feito o treinamento agora em outubro para os interessados em serem os multiplicadores da proposta. Para isso, cada município irá indicar um técnico participante. Também cabe a cada gestor definir as comunidades e famílias rurais atendidas pelo benefício. “Cada gestor pode trabalhar com quantas Mandallas quiser”, conta Soane, ao explicar que a dinâmica do projeto é feita em círculos, semelhante ao sistema solar. “Assim ocupamos o menor espaço na área de cada comunidade”, arremata. E mais, continua a especialista, em cada Mandalla podem trabalhar até seis famílias porque o círculo é divido em seis áreas.

Ao centro, como se fosse o sol, fica o tanque que serve para criação de peixes, e também para a irrigação dos canteiros que o rodeiam. Os três primei­ros círculos são destinados à subsis­tência dos plantadores. Do quarto ao décimo círculo, a produção é direcionada à comercialização. O décimo primeiro e último círculo, é compos­to por árvores frutíferas de médio e grande porte, e representa o compromisso da comunidade com o re­florestamento. Além da produção de peixes, hortaliças e frutos, o projeto contempla ainda a criação de patos, galinhas e codornas.

Simone Morgado explica que esse sistema garante uma alimentação mais saudável, evita o desperdício dos produtos, além de gerar renda para os agricultores, garantindo melhoria na qualidade de vida nas áreas rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui um comentário ou mensagem.