segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Congresso: Jader está entre os 100 mais influentes

Estudo divulgado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) aponta, pela 12ª vez, o deputado Jader Barbalho (PMDB) como um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. A lista considera os escolhidos como a elite do Parlamento, uma vez que são estes congressistas os responsáveis pela missão de elaborar o trabalho intelectual da Casa, além de se diferenciar pela capacidade de conduzir debates e liderar, não só a bancada do Estado, mas as matérias de interesse do país.

Para definir a relação, na qual o deputado se destaca como uma das maiores lideranças nacionais, o Diap leva em conta critérios qualitativos e quantitativos que incluem aspectos institucionais, a reputação e o poder de cada parlamentar influenciar nas decisões do Senado e da Câmara. “A inclusão mais uma vez aumenta a minha responsabilidade para com o meu Estado e para com o meu país”, disse o deputado.

Único deputado federal paraense incluído na lista dos “cabeças” do Congresso, Jader lembrou que o Diap é uma entidade reconhecida nacionalmente por sua isenção, ética e credibilidade. “Ao longo de todos esses anos fui incluído entre os cabeças do parlamento. É gratificante, me sinto envaidecido e atribuo, em grande parte, ao trabalho que exerci como presidente do Congresso Nacional”.

Para chegar aos nomes dos 100 parlamentares que anualmente compõem a lista, em um universo de 513 deputados federais e 81 senadores, a equipe do Diap entrevista jornalistas, cientistas e analistas políticos, e promove, em relação a cada parlamentar, o exame cuidadoso das atividades profissionais, dos vínculos com empresas ou organizações econômicas ou de classe, da formação e vida acadêmica.

Além disso, faz levantamentos minuciosos de pronunciamentos, apresentação de proposições, resultados de votações, intervenções nos debates do Legislativo, frequência com que é citado na imprensa, temas preferenciais, cargos públicos exercidos dentro e fora do Congresso e relatorias de matérias relevantes.

INFRAESTRUTURA

Este ano, a lista do Diap apontou o deputado Jader Barbalho como referência em infraestrutura, especialmente em Energia e Petróleo; Ciência e Tecnologia; e Comunicação. O paraense é tido como um dos parlamentares que se destacam pelo “saber, qualidade intelectual e a especialização” nos temas, sendo um dos “formuladores, que dão forma às idéias e interesses que circulam no Congresso” quando o assunto é infraestrutura.

Os 100 “cabeças” se diferenciam dos demais, segundo a lista do Diap, por sua capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja senso de oportunidade, a eficiência na leitura da realidade e, principalmente, pela facilidade de conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e a tomada de decisão. Ou seja, é o parlamentar capaz de exercer real influência no processo decisório e sobre os atores nele envolvidos.

São considerados pelo Diap aqueles que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas. Estão também nessa categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento.

Fonte: Jornal Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui um comentário ou mensagem.