quarta-feira, 10 de junho de 2009

Unicef lança relatório sobre situação da infância e adolescência no Brasil


O Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef) lançou na manhã de hoje (09), no auditório do Centro Integrado de Governo (CIG), em Belém (PA), um relatório sobre a Situação da Infância e Adolescência Brasileira (SIAB). Com o tema “O direito de aprender: potencializar avanços e reduzir desigualdades”, o relatório também foi apresentado simultaneamente em Brasília (DF) e em outras cidades brasileiras.


O documento apresenta uma análise do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e, para isso, o Unicef se apoiou nos índices contidos na Base de Dados Oficiais do país. Segundo o coordenador do Unicef em Belém, Fábio Atanásio, as informações contidas no relatório vão ajudar a entender a melhor a realidade de meninos e meninas do Brasil. “O Unicef, via de regra, não produz informações. Todas as informação que estamos falando aqui são das Bases de Dados Oficiais do país. O que nós fizemos foi nos apropriar dessas informações”, explica Atanásio.


Como resultado, a pesquisa apresentou um avanço no que diz respeito ao acesso da criança à educação básica em todo o país. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), concluída em 2007 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), cerca de 97,6% das crianças na faixa etária de sete a 14 anos estão na escola. Na região norte esse índice se encontra em 96,2%.


Em ralação à freqüência desses alunos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), por meio de uma análise do Pnad 2007, mostra que 97,6% desses alunos freqüentam a escola. Na região Norte o índice líquido dessa taxa de freqüência se encontra em 36%.


O abandono escolar de crianças e jovens em todo o Brasil ainda é um desafio. Segundo o Censo Escolar 2007, 4,8% dos alunos abandonaram a escolas antes de completar o Ensino Fundamental e 13,2% antes de concluir o ensino médio. No Pará, há pontos positivos que podem ser comemorados. A pesquisa mostrou que 64,3%, ou seja, cerca de 92 municípios da região conseguiram atingir as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) no que diz respeito ao acesso, permanência, conclusão e aprendizado de crianças da 1° a 4° série. Porém, ainda faltam 34 municípios atingirem essa meta.


Atanásio acredita que o grande desafio agora é garantir uma educação de qualidade para esses meninos e meninas, visto que, muitos ainda não conseguem concluir os estudos na idade prevista, o que ocasiona o abandono dos estudos. “Garantir o direito à educação de crianças e adolescentes cabe também em garantir outros direitos. Nós não conseguiremos garantir a educação sem garantir uma série de outros direitos” afirma o coordenador.


FONTE: Pablo Almeida / Agência Unama

2 comentários:

  1. Nós sabemos que o seu trabalho é importante para melhorar a situação de crianças e jovens deste Estado.

    Ana Glória Farias

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  2. Deputada Simone,

    Parabéns pelo blog. Um abraço,

    Fernando

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