As comunidades do Acarpará, do Pratinha e do Caratateua, localizadas no município de Bragança, nordeste paraense, já foram selecionadas para participar dos cursos profissionalizantes promovidos pela Juventude do PMDB, liderada por Alcides Oliveira, Hadailton Gomes e Tiago Costa. Eles já realizaram reunião nessas áreas para identificar as prioridades de atendimento àquelas famílias.
“A idéia é ouvir das próprias lideranças suas necessidades e apresentar alternativas capacitação técnica, de emprego e renda, respeitando, claro, a peculiaridade local”, explica Alcides Oliveira, presidente do PMDB Jovem de Bragança.
No Acarpará, por exemplo, as principais demandas estão na saúde e agricultura e, ainda em investimentos em políticas destinadas a jovens e mulheres. A sugestão do PMDB Jovem é levar até lá o curso de Informática para ser realizado em parceira com a Associação dos Moradores e a escola da comunidade. “Podemos trabalhar aos sábados para capacitar os jovens, facilitando a inserção deles no mercado de trabalho”.
A saúde também não está bem no Arcapará. É preciso atenção redobrada na comunidade, especialmente, para atendimento a crianças e idosos, faixas etárias mais vulneráveis a doenças. Alcides destaca que, neste caso, a proposta imediata “é desenvolver comandos médicos para que as demandas possam ser minimizadas”. Mas ele não descarta a possibilidade de solicitar a construção de um posto de saúde para beneficiar os moradores da área e de comunidades vizinhas.
Pratinha e Caratateua: Nas duas comunidades a idéia é intensificar os cursos de capacitação e de inclusão digital, e ainda projetos de incentivo à prática do esporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui um comentário ou mensagem.