sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Diretora da FUG/SP faz balanço dos cursos
em andamento no estado

Brasília (22/10/2009) - A Diretora da Fundação Ulysses Guimarães de São Paulo e mediadora da Turma do “Curso Preparatório para candidatos”, professora Hilda Piaulino, afirmou ser fundamental os cursos promovidos pela Fundação para o crescimento e a qualificação do partido. “O conhecimento, a troca de experiências, matematização de temas que são tratados, vai com certeza qualificar os profissionais que pretendam amanhã ocupar cargos públicos”.

Para ela, há um grande interesse pelos cursos oferecidos, porque eles preparam tanto o político como o militante. Além disso, como os cursos são oferecidos gratuitamente, trabalha-se também o voluntariado. “A importância do trabalho voluntário é que ele nos enobrece e nos alegra e é uma oportunidade de fazer alguma coisa por alguém”, disse.

Em entrevista ao site do PMDB e da Fundação Ulysses Guimarães, Hilda faz um balanço do andamento dos cursos no estado de SP e a formatura da turma do Curso Preparatório de Candidatos, realizada na última terça-feira,20, na sede do Partido.

Como foi a procura pelos cursos oferecidos pela Fundação Ulysses Guimarães?

Nós divulgamos o curso. As pessoas se inscreveram e nós procedemos às aulas. A maior procura foi dos militantes que realmente pretendem se candidatar. A minha expectativa foi plenamente atingida, porque nós fizemos em várias regiões a divulgação dos cursos, não só do curso Preparatório de Candidatos, porque esse já é a segunda turma que formamos em São Paulo. A primeira foi do curso de Formação Básica. E na seqüência, até como conseqüência da Formação Básica se deu este curso. Vale lembrar que muitos desses alunos que se formaram agora, também fizeram o primeiro curso de formação básica. O desenvolvimento do curso decorreu com muitos debates. O pessoal se mostrou muito interessado. Os alunos foram muito atentos. Não teve nenhum problema. Tivemos até mesmo a participação de um deputado estadual numa aula prática e de um vereador que também deu uma aula prática quanto aos aspectos legislativos.

A senhora falou que a maior procura foi dos militantes que almejam candidatar-se?

A maioria sim é de candidatos. Alguns até já foram candidatos outras vezes. Temos um pouco de tudo: médicos, advogados, presidente de associação de bairros, militantes, enfim temos todos os níveis. Exatamente isso que nos encanta, porque temos a aprendizagem da vida, além da aprendizagem formal.

Há perspectivas de novas turmas, de implantação de mais cursos?

Com certeza temos expectativa de novas turmas. Havendo candidatos nós estaremos lá firmes para continuarmos com os cursos. Quanto aos novos cursos, nós pretendemos atender a demanda de fazer mais cursos de formação básica e de gestores públicos que a Fundação também nos possibilita.

A senhora considera a formação política fundamental para o desenvolvimento do partido?

Eu acho isso fundamental para o crescimento e a qualificação do partido. Eu acho que o conhecimento, a troca de experiências, matematização de temas que são tratados, vai com certeza qualificar os profissionais que pretendam amanhã ocupar cargos públicos.

Fonte: Paulo Marcial (FUG/PMDB)

2 comentários:

  1. Acho muito importante a formação política para o desenvolvimento do projeto de cidadania do PMDB. Por isso, gostaria de um canal para poder partilhar, profissionalmente, desse projeto? Sou Professor de História com larga experiência no campo social e, gostaria, de encaminhar meu curriculum, pois, percebir o grande desafio do partido, de ampliar o curso de formação política, a partir do que foi realizado em Bragasnça, para mais 11 municípios. Gostaria de fazer parte dessa equipe e, desse projeto!Ah. ainda não tenho filiação partidária. tiago.ferreira1@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Tiago,

    Procure o Diretório do PMDB de Bragança, começamos o projeto por lá. O emeio é pmdbbragança@bol.com.br. Um abraço e conte sempre conosco.

    Simone Morgado

    ResponderExcluir

Digite aqui um comentário ou mensagem.