quinta-feira, 18 de junho de 2009

Mandalla na vitrine do IV Frutal



Os benefícios colhidos pelos pequenos produtores de Bragança, por meio da execução do projeto Mandalla, estarão expostos no IV Frutal Amazônia, que será realizado no período de 25 a 28 de junho, no Hangar – Centro de Convenções. Pioneiro no Pará e na região Norte, o Mandalla chegou até o município, por nossa iniciativa com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar.

O projeto que já foi implantado em 14 estados brasileiros, integra diversas tecnologias sustentáveis de produção. Sua referência é a dinâmica do Sistema Solar. Ao centro, como se fosse o sol, fica localizado o tanque circular que serve para criação de peixes, e também para a irrigação dos canteiros que o rodeiam. Os três primei­ros círculos são destinados à subsis­tência dos plantadores. Do quarto ao oitavo círculo, a produção é direcionada à comercilização. O nono e último círculo da Mandalla, compos­to por árvores frutíferas de médio e grande porte, representam o compromisso da comunidade com o re­florestamento. Além da produção de peixes, hortaliças e frutos, o projeto contempla ainda a criação de patos, galinhas e codornas.

Esse sistema garante uma alimentação mais saudável, evita o desperdício dos produtos, além de gerar renda para os agricultores, garantindo melhoria na qualidade de vida nas áreas rurais. A idéia é expandir o projeto para outros municípios do nordeste paraense.

2 comentários:

  1. Esse projeto é realmente muito importante para os pequenos agricultores. TOrço para que a senhora leve ele para outros municípios.

    Glorinha Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Deputada,

    Parabéns pelo apoio que a senhora tem dado à agricultura familiar. Poucos são os parlamentares que lembram do homem do campo. Abração,

    George Gomes

    ResponderExcluir

Digite aqui um comentário ou mensagem.