O projeto que já foi implantado em 14 estados brasileiros, integra diversas tecnologias sustentáveis de produção. Sua referência é a dinâmica do Sistema Solar. Ao centro, como se fosse o sol, fica localizado o tanque circular que serve para criação de peixes, e também para a irrigação dos canteiros que o rodeiam. Os três primeiros círculos são destinados à subsistência dos plantadores. Do quarto ao oitavo círculo, a produção é direcionada à comercilização. O nono e último círculo da Mandalla, composto por árvores frutíferas de médio e grande porte, representam o compromisso da comunidade com o reflorestamento. Além da produção de peixes, hortaliças e frutos, o projeto contempla ainda a criação de patos, galinhas e codornas.
Esse sistema garante uma alimentação mais saudável, evita o desperdício dos produtos, além de gerar renda para os agricultores, garantindo melhoria na qualidade de vida nas áreas rurais. A idéia é expandir o projeto para outros municípios do nordeste paraense.
Esse projeto é realmente muito importante para os pequenos agricultores. TOrço para que a senhora leve ele para outros municípios.
ResponderExcluirGlorinha Rodrigues
Deputada,
ResponderExcluirParabéns pelo apoio que a senhora tem dado à agricultura familiar. Poucos são os parlamentares que lembram do homem do campo. Abração,
George Gomes