sexta-feira, 15 de maio de 2009

Projeto resgata patrimônio da Estrada de Ferro Bragança


A Estrada de Ferro Bragança (E.F.B), considerado um dos maiores símbolos do desenvolvimento do Pará, terá sua memória e acervo resgatados e protegidos pelo Estado. Que notícia boa, não é mesmo?

Apresentei um projeto de lei para garantir a restauração, manutenção e proteção de todo o acervo patrimonial e documental remanescente da extinta linha férrea, que completaria em abril passado 101 anos. É um projeto arrojado de preservação histórica, educação e de incremento da atividade turística nos municípios de tráfego da antiga ferrovia.

A Estrada de Ferro Bragança foi inaugurada em 3 de abril de 1908, pelo então governador Augusto Montenegro. E mais: em 56 anos foi a principal via de acesso entre a capital, Bragança e os municípios surgidos ao longo dos trilhos, a exemplo de Ananindeua, Benevides e Castanhal.

Nossa intenção ao apresentar o projeto também é deixar para as futuras gerações o resgate dessa história que se transformou em sinônimo de desenvolvimento, particularmente do nordeste paraense.

Você sabia?

A ferrovia surgiu de uma necessidade que a capital tinha de escoar a produção das colônias agrícolas da zona bragantina. Belém vivia tempos de riquezas o que acabou atraindo muita gente. O problema é que não tinha alimento suficiente para abastecer a capital paraense. Por isso foram criadas as colônias agrícolas nas proximidades de Bragança e a Estrada de Ferro Bragança serviria para transportar essa produção.

5 comentários:

  1. Quem dera o Pará recebesse de presente mais projetos como esse, que não só resgata a história do estado, mas também desperta em nós o orgulho de preservarmos a memória desta terra maravilhosa. PARABÉNS pela iniciativa.
    Tim Penner

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Tim. É nos temos tantas riquezas neste imenso país chamado Pará. Deputada Simone está de parabéns.

    Ana Cláudia

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Tim e Ana Cláudia. É mais um incentivo pra gente continuar trabalhando pelo resgate da nossa história e da nossa cultura. Um abraço fraterno,
    Simone Morgado

    ResponderExcluir
  4. Simone: Vc é a favor ou contra a saida do PMDB do Governo da nossa Ana dos Kits?

    ResponderExcluir
  5. Resposta ao Anônimo,

    Não é simplesmente ser contra ou a favor. O partido contribuiu, sim, para a eleição da governadora e está pleiteando espaço político no governo. Continuamos dialogando. Obrigada por sua visita ao nosso blog.

    Simone Morgado

    ResponderExcluir

Digite aqui um comentário ou mensagem.