É nossa responsabilidade, divulgar informações necessárias como esta,
por isso, achamos necessário utlizar o blog para divulgar:
No dia 22 de agosto, o Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde, realiza a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A meta é imunizar mais de 14,7 milhões de crianças de até 5 anos de idade.
O que é a Poliomielite?
É uma infecção grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é contaminada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso. As consequências mais comuns ocorrem nos membros inferiores, mas o vírus também pode ocasionar uma lesão mais grave em um ou mais membros ou até mesmo levar à morte – por meio de uma tetraparalisia. A doença é causada e transmitida por um vírus que entra no organismo via oral.
A pessoa infectada pode transmitir a doença pelas fezes que, em contato com o ambiente, atinge quem não foi devidamente imunizado. Como o vírus é muito leve, ele pode ser levado pelo ar, entrar em contato com o alimento, com os brinquedos, ou atingir a criança por via oral ou pela ingestão de água contaminada. Se uma pessoa teve a poliomielite, principalmente em um ambiente em que o saneamento básico é desfavorável, o vírus pode contaminar a água, o solo e o meio ambiente de forma geral.
ATENÇÃO MAMÃE:
Atualmente, a importância da vacina é manter o país livre da circulação do vírus que ocasiona a doença.
- Todas as crianças com menos de 5 anos devem tomar a segunda dose da vacina contra a poliomielite. Mesmo quem não foi vacinado na primeira etapa da campanha.
- As gotinhas não têm contraindicações.
- A aplicação não provoca dor
- A vacina é a única prevenção!
Então atenção, dia 22 de agosto, não deixem de vacinar nossas crianças de até 5 anos de idade!
Mais perto da data voltamos a avisar!
Fonte: Unicef/Ministério da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui um comentário ou mensagem.