O prefeito de Bragança, Edson Oliveira, o deputado federal Jader Barbalho e a deputada estadual Simone Morgado resgataram mais um compromisso em favor da saúde e do bem-estar do povo bragantino. Agora em julho, eles entregaram o macrossistema de abastecimento de água implantado no bairro do Perpétuo Socorro III. O investimento de mais R$ 1 milhão é fruto de emenda parlamentar de Jader Barbalho, que disponibilizou os recursos no primeiro ano do mandato do prefeito Edson de Oliveira, em 2006, por ocasião, também, do aniversário de Bragança.
O novo sistema garantirá água potável para, aproximadamente, 500 famílias. A moradora do bairro, Helena Gomes, disse que a implantação do sistema era um sonho de décadas, pois os moradores precisavam retirar água de poços artesianos em casas da redondeza, durante a madrugada, antes de sair para trabalhar. “Todos nós sabemos da importância dessa obra e da mudança de vida que vai nos trazer. Nunca mais cantaremos “Lata d’ água na cabeça’”, comemorou.
Água é saúde: “Um sistema de abastecimento de água potável significa conforto, como foi mencionado pela dona Helena. Mas acima de tudo, representa saúde, porque a água é um dos maiores veículos de contaminação. Vocês sabiam que mais de 40% das doenças gastrointestinais são ocasionadas pela ingestão de água de má qualidade?”, questionou o deputado Jader Barbalho. Ao falar sobre a importância da obra, disse que, em pouco tempo, os moradores vão perceber a redução do índice de doenças no bairro, agora contemplado com água potável. “Para cada dólar investido em água potável se economiza 40 dólares em saúde”, destacou.
Jader relembrou o sistema que implantou no Chumucuí, em 1988, quando era governador do Estado. O sistema, à época, abastecia toda a cidade de Bragança. “Eu aproveito o prestígio que conquistei com o meu trabalho ao longo de 43 anos de vida pública para trazer melhorias para o meu povo do Pará. Políticos passam e o povo fica, e tudo o que eu faço é para o povo, talvez seja por isso que ainda não passei”, disse Jader.
A deputada Simone Morgado enalteceu o empenho de Edson Oliveira por sua austeridade na aplicação dos recursos que chegam ao município em prol da população. E destacou o compromisso de Jader Barbalho com o povo de Bragança, enumerando uma série de benefícios levados pelo líder do PMDB ao município.
Estradas seguras: Na ocasião, Simone reforçou o descaso do governo com a recuperação das estradas daquela região. Ela reiterou ao secretário de Cultura, Edílson Moura, que representou a governadora Ana Júlia no evento, a urgência na recuperação das rodovias Dom Eliseu (Montenegro) e Rodovia Emilio Ramos (Cacoal). Não é de hoje que a parlamentar apela ao Executivo para garantir a trafegabilidade dessas e de outras estradas, importantes para a segurança da população e para o escoamento dos produtos agrícolas.
“Os colonos de Bragança estão sem poder fazer o escoamento da produção de farinha, estão sem assistência médica e as crianças sem transporte escolar. Bragança é uma cidade que tem tradição histórica e cultural, com quase 400 anos e mais de 100 mil habitantes e merece respeito”, argumentou a deputada.
Em seu pronunciamento, o prefeito Edson Oliveira ressaltou seu compromisso de levar água potável a todos os bairros de Bragança, uma vez que o sistema de abastecimento não acompanhou o processo de crescimento da cidade, onde parte dos bairros distantes do centro ainda enfrenta dificuldades para conseguir água de boa qualidade.
O prefeito agradeceu o deputado Jader Barbalho e a deputada Simone Morgado diante do compromisso e da atenção voltados ao município e seu povo. “Não me refiro somente à minha gestão. Não é à toa o que ele (Jader) representa em todo o Estado, em Brasília e em todo território nacional. Sucesso como esse só se conquista com muito trabalho e inteligência”, elogiou Oliveira.
O reconhecimento ao trabalho de Jader também partiu do secretário Edilson Moura, que ainda destacou a iniciativa do prefeito em priorizar a saúde no município. Sobre a reivindicação de Simone Morgado por asfaltamento e segurança nas estradas, ele alegou o pouco tempo de governo de Ana Júlia para solucionar problemas acumulados durante os 12 anos de governo tucano. “Tivemos pouco tempo para fazer o que não foi feito em 12 anos, quando o governo de Bragança foi prejudicado pelos então governantes que não se alinhavam politicamente com os gestores daqui. No entanto este governo já fez muito por Bragança, principalmente no âmbito cultural”, justificou.
Parabéns, deputada! Sempre trabalhando em benefício do povo bragantino. Agradecemos também o empenho do deputado Jader que nunca esqueceu a população de Bragança e do nordeste do Pará.
ResponderExcluirRosa de Fátima