Foi divulgado, na semana passada, o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), demonstrativo que apresenta o risco sofrido por adolescentes (de 12 a 18 anos) de serem vítimas de homicídio (causa da morte de 46% dos cidadãos brasileiros nesta faixa etária).
O IHA foi desenvolvido como iniciativa coordenada pelo Observatório de Favelas e realizada em conjunto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) e o Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAV-Uerj).
O estudo elaborou uma lista das 20 cidades que apresentam maior risco de morte por homicídios para os adolescentes. Marabá, é a única cidade paraense nesta lista, constando como décimo oitavo lugar. Os dados apontam que, de cada mil adolescentes que completam 12 anos no município de Marabá, pelo menos cinco morrem assassinados antes dos 18 anos.
Ananindeua, Castanhal e Marituba, apesar de não estarem na lista dos 20, também aparecem com índices altíssimos, fato que elava o Pará no rank, como o Estado com maior IHA da Região Norte.
Estes dados são preocupantes e precisam ser amplamente discutidos, a fim de criar soluções educativas e que promovam o direito das crianças e adolecentes.
Veja a lista das 20 cidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui um comentário ou mensagem.