quinta-feira, 25 de junho de 2009

Um novo texto para a Constituição do Pará


Nós protocolamos na Assembleia Legislativa, projeto de Resolução para instituir uma comissão especial para atualização da Constituição Estadual. No próximo dia 5 de outubro a Constituição do Pará completa 20 anos de edição.

É preciso a produção de um texto constitucional condizente à realidade do nosso Estado, face as diversas modificações que provocaram a edição de leis infraconstitucionais, de Súmulas da Jurisprudência gestadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e Medidas Provisórias legitimadas. E mais: o novo texto deve acrescentar temas importantes que mobilizam a sociedade, a exemplo, do combate ao crime de exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes, proteção contra a biopirataria, a produção de transgênicos e a parceria civil com direito à adoção.

A idéia é ampliar ao máximo a participação da sociedade nessa discussão. “Queremos ouvir, por meio de audiências públicas, os segmentos sociais e econômicos, ouvir as comunidades organizadas e servidores públicos”, propõe a parlamentar.

A comissão especial será formada por onze integrantes, obedecendo à proporcionalidade dos partidos. Ela terá um presidente, um vice-presidente, um relator e um sub-relator. São membros natos os presidentes da Assembleia Legislativa e da Comissão de Constituição e Justiça.

Ela irá funcionar por um período de 180 dias e, ao final, apresentará um relatório com Projeto de Emenda Constitucional, que seguirá para apreciação em plenário.

Um comentário:

  1. Cláudio Aguiar,

    Já não era sem tempo. Sua iniciativa merece nosso louvor.
    Cláudio

    ResponderExcluir

Digite aqui um comentário ou mensagem.